#
Sobre Nó

Conheça a RFA

A empresa concentra suas atividades no cultivo de 130 mil caixas de sementes ao ano e de 400 mil sacas de batata para o consumo nacional. A produção é de 100 toneladas por alqueire, o que equivale a 2.500 sacas de 50 kg, quase o dobro da média nacional de 1.300 sacas.

"Nós começamos com muita dificuldade. Na época, apenas os japoneses plantavam batata, e quando entramos no mercado, recebemos o apoio técnico e financeiro da Cotia, uma cooperativa que nos ajudou muito no plantio e na seleção das melhores sementes", reconhece José Furtado. Com o suporte da cooperativa, a RF Lavouras foi pioneira na produção de batata pré-frita e congelada para abastecer a rede de lanchonetes do McDonald's no Brasil.

Utilizando alta tecnologia, a empresa produz três variedades de batata: Ágata e Cupido, recomendadas para o preparo de massas e cozidos, e a Asterix, uma batata de pele rosada ideal para frituras. Para o plantio e a colheita, a empresa conta com uma frota de 40 tratores e 13 pivôs de irrigação de diversas dimensões, variando de 80 a 120 hectares de cobertura. "Trabalhamos com pivôs para irrigar toda a batata, produzir o ano inteiro e atender à Ceasa/SP, grandes redes de supermercados e atacadistas do interior de São Paulo. Além disso, nos últimos anos, expandimos significativamente nossa atuação para o Rio Grande do Sul, um grande consumidor de batatas, apesar do 'inverno gelado' que lá enfrentamos", revela o agricultor. Ele aproveita as vantagens do clima temperado do Trópico de Capricórnio, o solo fértil de Itapetininga e a altitude de 700 metros acima do nível do mar.

Com a RF Lavouras consolidada no mercado, mesmo enfrentando a variação de preço da batata, que oscila conforme a oferta do produto, a empresa percebeu a necessidade de diversificar suas atividades. Em 1997, decidiu investir na pecuária de corte, especificamente na criação de Nelore Elite, dando origem à nova empresa RFA - Rodrigues Furtado Agropecuária. A seleção do Nelore RFA teve início na liquidação de um plantel em Avaí/SP, sob a orientação de Benedito Ferreira, conhecido como "Seo Bene da Estância JM", uma figura de grande relevância na pecuária nacional e que continua a prestar assessoria à RFA.

"Nessa liquidação, adquirimos 73 cabeças de gado VR e Brumado, pois na época não havia outras opções de sangue", confirma José Furtado. Outro investimento estratégico da RFA foi a compra de 30 matrizes do criador Silvio Arap, de Mato Grosso do Sul, incluindo fêmeas importantes como Beliza TE, filha de Riyaza da Sabiá com Visual, mãe de várias doadoras significativas, e Abhana TE do ARAP, irmã própria de Macuna PO da Jatobá e mãe de Ganaxa FIV RFA, a primeira campeã de pista da fazenda.

Em 2006, Ganaxa conquistou títulos em Avaré, Itapetininga, Uberaba e Goiânia, além de ter sido a terceira melhor fêmea jovem no ranking da ACNB 2006/2007. "Recebi uma dezena de convites para grandes leilões, mas não aceitei. A primeira campeã a gente nunca esquece", comenta José Furtado com um misto de orgulho e nostalgia.

Fonte: Bureau

#